sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Vegetarianismo para Peter Burwash


Sempre que alguém escuta falar a respeito de dieta vegetariana, a pergunta comum é, "Mas o que você pode comer se você não come carne, peixe ou ovos?". Como é triste ver o que a propaganda causou, particularmente a juventude! Eles crescem com a grande maioria dos comerciais de comida na TV mostrando os benefícios da galinha frita, hambúrgueres prontos, cerveja "light" e semelhantes. Raramente existe a menção dos grãos, feijões, vegetais e frutas que por séculos compuseram a mais importante dieta da maioria das pessoas em todo o mundo. Então, muito frequentemente os jovens acabam pensando que "comida" significa "carne".
Os matadouros, as fazendas-fábrica e a sua massiva propaganda são exclusividade desse século. O refrigerador é uma invenção relativamente recente. Muitas sociedades em todo o mundo ainda subsistem em uma dieta vegetariana básica e muito simples. As pessoas do Ocidente raramente morrem de inanição, ao contrário, morrem pelo excesso de satisfação.
Mas existe uma infinita variedade na dieta vegetariana. Basta olhar o mundo da culinária. Se você estudar as várias comidas étnicas (italianas, indianas, tailandesas, chinesas, mexicanas, etc.), elas são todas dietas baseadas no vegetarianismo. Foi apenas depois que certos indivíduos ficaram mais ricos que adicionaram a carne. Vocês realmente acham que a lasanha original, o "chow mein" ou as tortillas tinham alguma carne nelas? Em primeiro lugar, as pessoas não podiam pagar por isso, e em segundo lugar isso não era algo atraente ou econômico.
Hoje muitas pessoas já se conscientizaram dos benefícios que uma dieta vegetariana traz à saúde. O enorme aumento no número de mortes por câncer, doenças do coração, osteoporose, etc, despertou muita gente. Muitos de nós já perdemos um ente querido por causa da dieta à base de carne.
Apesar disso um grande mito persiste: que carne, peixe, aves e ovos são necessários para uma pessoa ficar bem e ser bem sucedida. Um caso em questão: eu mesmo. Em 1970, quando eu mudei de uma dieta predominantemente à base de carne para a vegetariana, todos os meus amigos atletas disseram que eu ficaria doente, e alguns disseram até mesmo que eu morreria!

Após um ano como vegetariano eu fui testado pelo Instituto Percival em Toronto. Eu tinha o índice mais alto de aptidão física do que qualquer outro atleta do Canadá! Na verdade, a força da minha mão esquerda havia aumentado 38%, surpreendentemente, considerando que eu sou destro e não levantei peso algum durante todo o ano. Mas o aumento mais significativo foi na minha histamina. Ela tinha crescido quase 80%.
Todo atleta deveria compreender que carne, peixe, aves e ovos contém um percentual de proteína concentrada e pura, juntamente com altos níveis de colesterol. Quando a pessoa come proteína pura, o corpo não consegue usá-la desta forma; ela deve ser decomposta em aminoácidos, gastando energia nesse passo extra. Esse escoadouro na energia do corpo leva embora o desempenho do atleta. Além disso, esses alimentos contém muitas toxinas que o corpo tem que trabalhar duro para eliminar. E uma vez que o colesterol se encontra no tecido ma
gro do animal, mesmo que você recorte a gordura você ainda irá comer colesterol em demasia.
O ocidental ingere, em média, 500-600 miligramas de colesterol por dia, enquanto seu corpo consegue eliminar apenas 100 miligramas por dia. O resultado é que os ocidentais acumulam muito colesterol em seus corpos, especialmente na corrente sanguínea, revestindo as paredes arteriais e causando a formação da arteriosclerose.Como a área por onde o sangue flui fica estreita menos oxigênio atravessa a corrente sanguinea, e com menos oxigênio chegando aos músculos, o atleta se cansará mais rapidamente. Os atletas precisam manter os sistemas samguineos limpos, flexíveis e elásticos, e isto se consegue com uma dieta lacto-vegetariana ou com uma dieta vegana.

E finalmente, uma perspectiva geral importante que precisamos compreender é que comer carne é um crime ecológico. A finalidade do peixe é manter o oceano limpo, a finalidade da galinha e dos porcos é manter a terra limpa.
Eu considero o passo para o vegetarianismo e, em particular, a sua compreensão,o mais importante passo em minha vida. Isto mudou a minha saúde para melhor, mas o que foi o mais importante, mudou o modo como eu enxergo a vida. Somente depois de mudar para a dieta vegetariana é que eu realmente compreendi a frase "Reverência à vida". Quando eu ouço as pessoas dizerem, "Mas um pouco de carne não vai me fazer mal", pode ser até verdade, mas que maneira egoísta de olhar as coisas. Contudo, se você perguntar a uma vaca ou a uma galinha ou a um peixe como eles se sentem a respeito "daquele pequeno pedaço"...
Se você realmente fizer o esforço de seguir as instruções, você descobrirá um novo mundo de prazer. Você ficará maravilhado ao perceber como a comida pode ficar realmente muito boa. Bom apetite!




Peter Burwash
Jogador Profissional de Tênis e Fundador do
PETER BURWASH INTERNATIONAL
Burwash é o autor de 10 livros sobre temas como nutrição, exercício, desenvolvimento pessoal, adolescentes, atendimento e liderança. Um de seus livros mais recentes, The Key to Great Leadership (1998), discute as qualidades que acredita Burwash constitui um grande líder.Atualmente, ele viaja pelo mundo dando palestras motivacionais e também possui campos de ténis várias. Burwash é também um editor de instrução para Tennis Magazine e é um fisiologista do esporte certificado e nutricionista. Seu último livro Becoming the Master of Your DASH foi lançado em maio de 2007.
Peter Burwash tem sido um defensor do vegetarianismo há mais de 35 anos.

Um comentário: