quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ativismo com boas idéias: Projeto Não Mate - Ocupação Geral pelos Animais










NÃO MATE é um projeto independente, colaborativo e sem fins lucrativos, que surge em 2009, na forma de ações gráficas pela cidade de São Paulo.


A idéia central das ações é introduzir a questão da libertação animal no contexto urbano por meio de adesivos, cartazes, camisetas e outros meios, com imagens que propõem a reflexão sobre a exploração animal.


A vaca, figura símbolo do projeto, sobreposta ao texto “não mate”, relaciona, de forma simples e direta, o consumo de carne ao ato de matar, e propõe ao cidadão uma revisão de valores rumo à consciência do impacto que suas escolhas exercem sobre a vida de outros seres.


A imagem foi pensada e desenvolvida para proporcionar um estranhamento: a associação entre o teor negativo do texto “não mate” e a figura dócil de um animal, esteticamente semelhante àqueles utilizados pela publicidade, são informações conflitantes, e induzem um posicionamento ético referente à possibilidade de escolha, entre matar ou não, para nos alimentarmos.


O membros do projeto NÃO MATE, entendem que deve-se combater igualmente toda forma de exploração animal: experimentação científica, entretenimento, vestuário e caça, são alguns exemplos. O projeto foca na discussão da alimentação por considerá-la um possível primeiro passo para a conscientização mais ampla no que diz respeito aos direitos animais, mas também colabora com grupos de defesa animal que atuam em outras frentes. Veja LINKS


No último ano houve uma significativa expansão das atividades do NÃO MATE. As intervenções urbanas foram mantidas e incluídas ações que promovem o contato direto com o público: distribuição de panfletos informativos, manifestações pacíficas, palestras e oficinas. Com a ampliação das atividades cresce a necessidade de obter recursos que garantam a produção constante de material gráfico.


O financiamento do projeto baseia-se essencialmente na venda de produtos que, por carregarem a referida imagem, são meios eficientes de divulgação da mensagem. Adquirindo um produto NÃO MATE você colabora ampliando o alcance da mensagem pelos animais e apoia nossas ações gerando recursos para a produção de material gráfico.


Outra forma de colaborar é participando ativamente das ações. Somos um grupo independente e todo o apoio é bem vindo, tanto em ações diretas, previamente organizadas, quanto na divulgação das imagens em forma de ativismo individual. Para tanto, disponibilizamos a imagem central do projeto para os interessados em utilizá-la não comercialmente, divulgando a mensagem em qualquer projeto ou ação pacífica pelos animais, por meio de impressos ou virtualmente.











Para dar continuidade as nossas ações pelos direitos animais precisamos de sua participação!


1. DIVULGUE
Ajude a divulgar o projeto NÃO MATE em seu site, blog ou rede social. Copie a imagem abaixo e a utilize como banner!













2. APOIE
Adquirindo produtos NÃO MATE, além de divulgar a mensagem pelos animais, você nos apoia garantindo recursos para a produção de material gráfico.











3. COLABORE
Aos que podem investir financeiramente e querem colaborar, somos gratos pela contribuição com qualquer quantia. Um orçamento será enviado após o depósito com o valor convertido em: impressão de material gráfico; produção de banners; produção de camisetas, buttons e adesivos; publicações; pagamento do servidor, programação e manutenção do site.

O TEXTO FOI EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA DO SITE DO PROJETO NÃO MATE!

2 comentários:

  1. vou colocar o banner depois na próxima atualização do Tomate Cru =)

    ResponderExcluir
  2. Legal Karen!
    vamos sim dar essa força! =)

    ResponderExcluir