quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Por que correr descalço?

Não ter um calçado esportivo não é mais razão para ficar sem praticar atividade física, principalmente a corrida. Estudos recentes estão comprovando que correr descalço é melhor.
Correr descalço é comum em alguns locais da África. Há quase 50 anos, o medalhista de ouro olímpico Abebe Bikila venceu sua primeira maratona com os pés descalços. Enquanto isso, na década de 80, o corredor sul-africano Zola Budd entrou correndo descalço na pista.
Recentemente, pesquisadores descobriram que as pessoas que tendem a correr descalço usando o peito do pé tem menos chances de lesionar os ossos.
Mas, aqueles que correm usando tênis tendem a aterrisar o pé com o calcanhar. Dessa forma o impacto vai enviar ondas de dor por todo o corpo.
Pesquisadores da Universidade de Glasgow e da Universidade de Harward analisaram o funcionamento dos dois grupos de atletas. Os que correm de tênis e os que correm descalços.
Os resultados mostraram que cerca de 75% dos corredores calçados aterrisam o pé com o calcanhar. Isso significa que os corredores bateram o calcanhar no chão cerca de mil vezes por quilômetro. Isso cria uma pressão enorme, repentina e chocante.
Enquanto o corredor descalço tende a tocar o chão com o pé da frente esticado, eles estão mais inclinados .
Esses resultados ajudam a explicar porque muitos corredores no mundo com alta resistência correm muito bem descalços.
"As pessoas que correm descalças aterrisam o pé de forma diferente", disse o chefe dos estudos Dr. Daniel Lieberman, professor de biologia evolutiva humana de Harward.
A maioria das pessoas, disse Lieberman, acha que correr descalço é perigoso e provoca dor. Na verdade, você pode correr descalço em pisos duros sem sentir dor.
"Tudo o que você precisa é de um pouco de endurecimento da pele. Então, o risco de lesões será menor do que se correr de tênis", explicou Lieberman.

Traduzido do artigo "Healthy Bone Without Footwear" do blog Oxaca en Pie de Lucha

Nenhum comentário:

Postar um comentário