segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Veganismo na Corrida é tema de reportagem no site do Globo Esporte

21/10/2011 14h31 - Atualizado em 21/10/2011 14h31


Dieta vegetariana surge em respeito ao animal e na busca por viver de forma menos industrializada, diz Aquino. Nutricionistas discutem o tema

Por Luisa ProchinkRio de Janeiro

corrida de rua vegetariano Aquino Neto (Foto: Arquivo Pessoal)Aquino Neto posa com prato cheio em restaurante vegano de Aracaju, Sergipe (Foto: Arquivo Pessoal)

O vegetarianismo apareceu antes da corrida na vida de José Aquino Neto, 27 anos, de Aracaju, Sergipe. Ele teve contato com o movimento punk e acesso a diversos documentários relacionados à dieta sem alimentos de origem animal. E, após ver um deles, que aborda a matança de animais pelos seres humanos , decidiu tornar-se vegetariano.

- Eu nunca fui muito fã de carne – disse Aquino.

Desde 2011, Aquino foi ainda mais longe. Atualmente, ele é vegano. Segundo George Guimarães, nutricionista especializado em vegetarianismo, o veganismo é um estilo de vida que vai além da dieta sem carne e derivado de animais. A nutricionista Cristiane Perroni também explica:

- Os veganos são mais radicais, pois, além de não ingerirem alimentos de origem animal, também não utilizam produtos derivados de animais, como pele, lã, etc.

Vegetarianismo: entenda

Complicou? Então, antes de seguir com a história de Aquino, é bom entender quais os diferentes níveis da dieta vegetariana, segundo a nutricionista Cristiane Perroni:

Tipo de DietaRegras de consumo
OvolactovegetarianaNão há consumo de nenhum tipo de carne
LactovegetarianaNão há consumo de nenhum tipo de carne e nem de ovo
OvovegetarianaNão há consumo de nenhum tipo de carne e nem de leite e seus derivados
Vegetariana estritaNão há consumo de nenhum tipo de carne, nem de leite e seus derivados e nem de ovos. Ingerem alimentos de origem vegetal, como leguminosas, cereais, frutas, verduras, legumes e mel
corrida de rua vegetariano George (Foto: Arquivo Pessoal)George Guimarães: estuda e defende o estilo de
vida vegano (Foto: Arquivo Pessoal)

O nutricionista George Guimarães denomina de protovegetarianas as dietas que caminham em direção ao vegetarianismo, mas ainda mantêm alguns derivados, como laticínios e ovo.

- Logo a curto prazo, a primeira ação foi aprender o prazer de cozinhar. Quando eu tomei a decisão, ninguém em casa era e ninguém da família sabia fazer comida vegetariana. Eu tive que me virar, aprender a fazer minha comida, ia à casa de amigos, procurava na internet – contou Aquino.

Segundo George Guimarães, esse é um dos grandes obstáculos a ser enfrentado pelas pessoas que decidem mudar radicalmente sua alimentação, e faz uma sugestão para os que quiserem se tornar vegetarianos:

Para um vegano, a informação é a principal arma para sobreviver aos mitos com determinação e praticar a dieta com vigor."
George Guimarães

- Nossa sociedade não está preparada para atender a um atleta vegano, seja pela desinformação dos profissionais seja pela baixa disponibilidade de alguns alimentos. Para um vegano, a informação é a principal arma para sobreviver aos mitos com determinação e praticar a dieta com vigor.

Já para a nutricionista Cristiane Perroni, uma grande dificuldade para os vegetarianos é a de enquadrar sua dieta ao estilo de vida que se leva atualmente.

Para seguir a dieta vegetariana, precisa de um estilo de vida diferente ou mais preocupado e trabalhoso, preparando a sua alimentação"
Cristiane Perroni

- Acho muito difícil para os padrões da população brasileira em geral. Principalmente a que vive em cidades grandes, como no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se realizam refeições fora de casa e com alto nível de estresse. Para seguir a dieta vegetariana, precisa de um estilo de vida diferente ou mais preocupado e trabalhoso, preparando a sua alimentação – observou Cristiane.

A nutricionista não é contra a dieta vegetariana, mas não a incentiva para seus pacientes. Perroni defende que o ideal seja a ingestão de todos os grupos de alimentos, de forma equilibrada.

- Com maior ingestão das carnes brancas do que da vermelha. Mas acho importante o consumo de proteína animal para a renovação celular, produção de colágeno e elastina (sustentação dos tecidos), função de transporte (hemoglobina) e defesa (imunoglobulinas), formação de hormônios.

Já o nutricionista George Guimarães alega:

- De fato, há um mito, pois as pessoas tendem a acreditar que apenas a carne pode fornecer proteína em quantidade suficiente, o que não é verdade. O que ocorre é que a carne é, sim, uma excelente fonte de proteínas, afinal, é um músculo. Mas isso não significa que os vegetais não sejam fontes suficientes até mesmo para um atleta.

corrida de rua vegetariano (Foto: Arnon Gonçalves / Cinform)Aquino correndo com a camisa que o define: Vegetarianos Descalços (Foto: Arnon Gonçalves / Cinform)

Falando em atleta, vamos voltar ao Aquino. Após a adoção do estilo de vida vegano, ele se animou com a corrida. Desafiado por um amigo do trabalho, Aquino participou de sua primeira prova. Só a partir daí que ele começou a se dedicar seriamente aos treinos. Ele corre quatro vezes por semana, sendo três de segunda a sexta e, no sábado ou domingo, um longão.

Aquino costuma se alimentar bem antes das corridas e, após os treinos, come bastante fruta.

corrida de rua comida vegetariano Aquino Neto (Foto: Arquivo Pessoal)Prato de Aquino: legumes, cereais e vegetais
combinados e coloridos (Foto: Arquivo Pessoal)

- Grão de bico, linhaça, lentilha, cereais, além de legumes. Após correr, muita banana, muita melancia, goiaba, bastante suco – contou sobre sua alimentação de vegano-corredor.

O nutricionista George Guimarães dá a sugestão de cardápio vegetariano para corredores:

- Os cereais integrais devem formar a base da alimentação de um corredor vegetariano, usando o arroz integral, a aveia (grão cozido ou em flocos) e a quinua, entre outros. Já a proteína deve ser obtida das oleaginosas, que podem ser incluídas em boa quantidade em qualquer uma das refeições, e das leguminosas ou seus derivados, como o tofu (queijo de soja) e possivelmente de concentrados protéicos derivados da soja ou do arroz. As frutas e vegetais frescos garantirão o complemento de uma dieta vegetariana completa.

frame vídeo - maratona corrida nutricionista (Foto: TV Globo)Cristiane Perroni: não é contra, mas não incentiva
a dieta vegetariana aos pacientes(Foto: TV Globo)

Além da opção pela dieta vegetariana, Aquino Neto também adota outras práticas, como correr descalço e evitar, ao máximo, utilizar produtos industrializados, até mesmo suplementos alimentares, na sua dieta.

- Costumo dizer às pessoas que a única bandeira que eu levo é o respeito ao animal. O resto é conseqüência de você procurar um estilo mais saudável, mais desligado da vida industrializada...Procuro fazer coisas nas quais me sinto bem – contou o sergipano.

Nunca é demais reforçar que todas as mudanças na alimentação e na prática de exercício só devem ser feitas sob orientação de especialistas.

Caso da vitamina B12

corrida de rua comida vegetariana (Foto: Getty Images)Aveia: alimento muito explorado na dieta
vegetariana (Foto: Getty Images)

A vitamina B12 tem importante atuação no sistema nervoso e cardiovascular, segundo George Guimarães. O nutricionista afirma que esse é o único nutriente que não pode ser obtido através de alimentos de origem vegtal, apenas animal.

- A única forma de obter essa vitamina em uma dieta vegetariana é através da suplementação, que pode ser por via oral na maioria dos casos - explicou.

- A vitamina B12 vai ter que ser suplementada, diariamente, de 5 a 10 mcg - indicou a nutricionista Criastiane Perroni.

George defende que, apesar de a carne, o leito e o ovo, reconhecidamente, reunirem importantes nutrientes, estes podem ser obtidos na dieta vegetariana. E não através de uma substituição direta, mas, sim, de uma combinação complexa de alimentos de origem vegetal.

- A dieta vegetariana deve ser variada, o que, como consequência, traz benefícios, pois variar as fontes para obter os mesmos nutrientes acaba por aumentar a ingestão de outras vitaminas e minerais, além de fibras e substâncias antioxidantes.

Seja o estilo de vida que você resolva adotar, o importante é que a saúde deve vir em primeiro lugar. Então, informe-se, procure um especialista e tome sua decisão de forma consciente.

fote: globoesporte.com/corridaderua

2 comentários: